O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), criado pela Portaria n.º 105/2017, de 10 de março, visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego.

Em causa estão apoios diretos à criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos, bem como à expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

Estes sistemas de incentivos serão geridos, a nível local, pela CIM (Comunidade Intermunicipal) ou pelo GAL (Grupo de Acção Local), em articulação com os respectivos programas regionais. Serão estas entidades que definirão os termos específicos dos respectivos concursos, ajustando-os às especificidades de cada território.

Em linhas gerais serão apoiados projetos de investimento  até 235 mil euros, com subsídios não reembolsáveis entre 30% e 50% do investimento elegível.

Os concursos serão lançados a partir de 14 de Abril.

NO MUNICÍPIO DE AVEIRO EXISTEM 3 GRUPOS DE AÇÃO LOCAL:

GAL Aveiro Norte | DLBC Rural Norte – 234 302 490 – gal.aveironorte@aida.pt

GAL Aveiro SUL | DLBC Rural Sul – 234 302 490 – gal.aveirosul@aida.pt