A VR360 ®  é uma empresa aveirense que ajuda Consultores e Empresas a aumentar as Vendas Online através de Soluções de Media Interativo 360º e Realidade Virtual. Através da melhor tecnologia 3D, 360º e de Realidade Virtual do mundo, cria experiências virtuais 360º únicas e à medida de cada cliente, trabalhando com empresas do Ramo Imobiliário e Construção, Hotelaria e Turismo, Lojas e Showrooms, Museus, Retalho, entre outros.

Instalada recentemente na Incubadora de Empresas do Município de Aveiro, a VR360 ® trabalha diariamente com a visão de criar Experiências Virtuais únicas para os seus clientes, mudando a forma como os indivíduos interagem com empresas online.

Em entrevista ao CEO da empresa, Marcelo Silva, ficámos a conhecer um pouco mais este projeto empresarial e as suas vantagens competitivas.

Quando questionado sobre o motivo que o levou a criar o seu próprio emprego, Marcelo recorda o período em que trabalhava no estrangeiro e viajava muito, sentindo constantemente a dificuldade em selecionar ou perceber as condições e características dos hotéis que reservava. Porém, essa dificuldade foi ultrapassada quando, numa dessas viagens, selecionou um Hotel em Dublin que oferecia uma experiência de reservas diferente através de uma Visita Virtual 360º. A visita virtual foi tão real que ficou “fascinado e convencido com o potencial das experiências online”. “Era como se estivesse lá e como se a distância deixasse de existir através da Internet”.

A identificação de um problema/necessidade e a vontade de arriscar foram determinantes para que o Marcelo criasse a VR360 ® com o “objetivo de oferecer às pessoas o mesmo tipo de experiências virtuais tão únicas como a que tive naquele dia”.

Foi neste seguimento que questionámos o Marcelo sobre as vantagens competitivas que a VR360 oferece, onde a tecnologia que utiliza, única em Portugal, aliada ao conhecimento e criatividade da equipa assumem um destaque preponderante.

Este capital, segundo o próprio, permite à VR360 ® “oferecer aos clientes soluções que já comprovaram ser as melhores ferramentas de conversão de resultados Online, conduzindo em alguns casos a aumentos das vendas online superiores a 25%, aumentos significativos na captação de contactos online na ordem dos 95% e nos tempos de visita em website até 3 vezes mais por utilizador”.

Também a aposta em soluções inovadoras e na oferta de um portefólio de serviços – captação de Imagem e Vídeo 360º em 8K; Livestreaming 360º para eventos nas redes sociais; Produção de Filmes em realidade virtual); a par do core da empresa – criação de Visitas Virtuais 360º interativas, permitem à VR360 ® um maior posicionamento no mercado. Por seu lado, o estabelecimento de parcerias exclusivas, sobretudo na área da estratégia digital, assume também especial destaque nas vantagens competitivas da VR360 ®, permitindo oferecer aos seus clientes serviços complementares de Rebranding, implementação de Estratégias de Marketing Digital Interativo, integradas nos diversos canais digitais, como Website, Redes Sociais, Google Maps e Email Marketing.

Poderemos ainda incluir nestas parcerias, a inserção da VR360 ® na Incubadora de Empresas do Município de Aveiro, que quando questionado sobre as mais-valias de estar inserido na Incubadora, o Marcelo refere o facto de estar inserido num “ecossistema criado estrategicamente para impulsionar as ideias até à criação e profissionalização das empresas”, destacando o facto de isto permitir trocar ideias, trabalhar colaborativamente, desenvolver projetos em parceria e, mais que tudo, ter uma equipa dedicada de suporte a serviços e dúvidas que temos no dia-a-dia, que apesar de parecem básicas, ajudam em muito a profissionalizar a estrutura.

Este apoio faz, sem dúvida, diferença no crescimento de um negócio e é precisamente por isso que a Incubadora pretende conhecer quais os desafios que a empresa enfrenta atualmente, de forma apoiar o seu desenvolvimento. Em resposta a isto, o Marcelo refere que atualmente “é importante crescer e expandir o mais rápido possível para ter capacidade de resposta aos inúmeros pedidos feitos. A empresa é reconhecida por alguns dos melhores clientes nacionais como a LasKasas, Margres ou o Idealista mas que  é muito importante manter sempre a estratégia de longo prazo na cabeça e saber tomar as decisões estruturais para que tudo aquilo que está pensado, possa ser no futuro, a realidade”.

Termina ainda com uma resposta positiva pois “acredita que o melhor ainda está para vir”.

Por fim, questionámos o Marcelo sobre os conselhos daria a alguém que se quer tornar empreendedor, sendo de destacar os seguintes conselhos dirigidos aos empreendedores:

• Validem a ideia o mais rápido possível no mercado uma vez que “o mercado acaba sempre por decidir e ajustar o negócio à realidade, e tudo aquilo que pensamos inicialmente, no fim poderá ser algo completamente diferente”.
  • Tenham “resiliência, resiliência e resiliência”. Vai ser um período difícil, com o ganho de alguns cabelos brancos e muitas noites sem dormir mas no final das contas “sonhar acordado valerá a pena”.