A Nokia, em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e com a Universidade de Aveiro (UA), promoveu a realização do evento “Digital World”, no passado dia 14 de Novembro de 2017, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Esta ação surgiu no âmbito da parceria estratégica da Nokia com a Incubadora de Empresas do Município de Aveiro e teve como principal objetivo “promover a exploração e o desenvolvimento das oportunidades que contribuem para a evolução das possibilidades humanas da tecnologia”.

O evento contou com a participação de vários parceiros do ecossistema empresarial de Aveiro, em particular com startups, universidades e centros de incubação de empresas e de um grupo importante da equipa de Investigação e Desenvolvimento da Nokia em Portugal.

O primeiro painel deste evento, moderado pela Nokia, contou com a presença de André Cester Costa (Incubadora de Empresas do Município de Aveiro), Adriana Costa (Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro), Francisco Mendes (Beeverycreative), Luis Pinto (Pet Universal), Bruno Figueiredo (Graphnest e Nokia) e foram debatidas e analisadas as principais dificuldades na transformação de ideias de negócio em soluções, produtos ou empresas.

O segundo painel do evento, moderado de igual forma pela Nokia, contou com a presença de José Ribau Esteves (Presidente da C.M.Aveiro), Rui Aguiar (Universidade de Aveiro), Susana Sargento (Instituto de Telecomunicações), (Nokia), Nuno Gomes (Exatronic) e Eunice Ribeiro (Citibrain). Este painel foi dedicado ao tema das “Cidades Inteligentes”, tendo sido feita uma breve introdução sobre o projeto Smart Aveiro que o Município de Aveiro pretende implementar em Aveiro, seguida de um debate sobre a importância deste tipo de projetos na promoção de uma melhor qualidade de vida para os nossos cidadãos.

A sessão terminou com uma apresentação pela Nokia dedicada ao tema do 5G, seguindo-se um momento de networking e convívio entre os participantes.

A Incubadora de Empresas do Município de Aveiro irá ao longo de 2018 promover a dinamização de diversos eventos desta natureza, reforçando o papel que pretendemos que este espaço tenha, na promoção do trabalho colaborativo entre diferentes empresas do nosso tecido empresarial. Este evento é um exemplo da cooperação e colaboração que o Município de Aveiro pretende reforçar com os seus principais agentes económicos.

Recorde-se que a Nokia instalou-se em Aveiro, no campus da Universidade de Aveiro, em 2007, no âmbito de uma parceria que envolveu a criação de uma equipa de I&D. Portugal é considerado um dos mais importantes centros de inovação para a Nokia, exportando soluções e conhecimento para todo o mundo.