O Município de Aveiro, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito da Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) encontra-se a implementar o Concurso “Uma Ideia, um Projeto, uma Ação”.

Esta iniciativa pretende incutir nas Crianças e Jovens dos Estabelecimentos do Ensino Básico do Município de Aveiro, uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade através do apoio ao desenvolvimento de projetos na comunidade educativa.

O apoio do Município verifica-se através da capacitação dos docentes em dinâmicas educativas empreendedoras e através do apoio financeiro à implementação das suas ideias.

Depois de lançado o desafio aos Estabelecimentos de Ensino e a Autarquia ter rececionado, analisado e avaliado todas as candidaturas ao Concurso, o Município deliberou apoiar os seguintes projetos:

• “Espaço Solidário” proposto pela Escola Básica 2, 3 de Eixo;
  • “A Magia do Teatro” e “Cozinhar é uma Arte” propostos pela Escola Básica 2, 3 de Oliveirinha;
  • “Ser Cidadão num Espaço de Convívio”, proposto pela Escola Básica 2, 3 de São Bernardo;
  • “Da Leitura à Arte na Biblioteca”, proposto Escola Básica do Solposto;
  • “EcoArte” e “GreenHouse” proposto pela Escola Básica 2, 3 de Cacia;
  • “ECOnvívio” pela Escola Básica 2, 3 de Eixo.

Os alunos e os docentes envolvidos no Concurso já estão em Ação, estando neste momento a decorrer a ação de formação acreditada para professores, sendo que a implementação dos projetos irá decorrer até ao dia 27 de abril.

Por último informamos que os projetos vão ser apresentados à comunidade no dia 10 de maio, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro, no âmbito do Programa de Atividades da Feira Vocacional e Profissional.