Volvidos quase dois anos de funcionamento da IEMA – Incubadora de Empresas do Município de Aveiro, apresentamos um breve resumo das atividades desenvolvidas e dos projetos acompanhados entre 2017 e 2018. Em súmula, apresentamos os seguintes indicadores de execução:

  • 8 Workshops de Capacitação e 1 Sessão de informação, os quais contaram com a participação de 154 pessoas.
  • 2 Conferências/Palestras“Digital World”, promovido pelo parceiro NOKIA (+info) e “Ecossistema Empreendedor” (+info), que contaram com os contributos de cerca de 20 oradores.
  • Em 2017 acompanhámos, no total, 11 ideias de negócio e 3 startups.
  • Em 2018 apoiamos o desenvolvimento de 12 ideias de negócio e 6 startups, sendo que o tempo médio de incubação das ideias de negóco foi de 7 meses e as startups, neste ano, representaram um volume de negócios superior a 400.000€ e empregaram 14 pessoas.
  • Neste período, assistimos à transformação de 4 ideias de negócio em empresas.

 

A concretização deste apoio a empreendedores e à dinamização da cultura empreendedora, representou um investimento direto do Município na ordem dos 13.500€ (sem serem contabilizados os custos com recursos humanos).

Importa ainda destacar o facto da IEMA contar com a colaboração de 12 parceiros que integram a sua Rede de Prestadores de Serviços (+info) e contar com os contributos de 10 Mentores e 18 Peritos (+info) que integram a Rede de Mentores e Peritos.