O Município de Aveiro, no âmbito do projeto Aveiro STEAM City, irá promover duas iniciativas ligadas à inovação e ao desenvolvimento de ideias disruptivas na área tecnologia: o Aveiro 5G Challenges e Aveiro Urban Challenges. Estas iniciativas serão apresentadas no TECHDAYS, no dia 11 de Outubro, entre as 18:30 e as 19:30, nas salas B2B, do Pavilhão A.

Aveiro 5G Challenges – Destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, a 1ª edição do Aveiro 5G Challenges pretende premiar as melhores ideias e soluções na área do 5G. Organizado em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria, e sustendado pelo ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson, o Município de Aveiro irá acolher no próximo ano 10 finalistas num programa que compreende, além da fase de desenvolvimento e testes na infraestrutura 5G da cidade de Aveiro, o acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores e peritos especializados.

Aveiro Urban Challenges – Destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, a 1ª edição do Aveiro Urban Challenges pretende premiar as melhores ideias e soluções destinados à resolução de desafios urbanos na área do ambiente, energia e mobilidade. Organizado em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria, o Município de Aveiro irá acolher durante o próximo anos 5 finalistas num programa que compreende, além da fase de desenvolvimento e testes, acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores dos diferentes stakeholders do programa. Os desafios que vão ser apresentados no âmbito deste programa são propostos pelas entidades parceiras, nomeadamente: Transdev, Galp Gás Natural Distribuição, Águas da Região de Aveiro, EDP Distribuição e Veolia. Nesta sessão serão apresentados os detalhes de como startups, scaleups ou instituições de I&D se podem candidatar a estas iniciativas.