Encontram-se a decorrer, até 14 de março de 2021, as candidaturas à 2.ª edição do Aveiro Urban Challenges. Destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, a 2ª edição do Aveiro Urban Challenges irá acolher e apoiar cinco projetos finalistas num programa que compreende, além da fase de desenvolvimento e teste, acesso a workshops de capacitação e mentoria.

Este programa pretende promover o desenvolvimento e teste de projetos inovadores que respondam aos desafios urbanos lançados:

1. Gestão inteligente de utentes e visitantes: Solução tecnológica vocacionada para a gestão de público em eventos e espaços culturais (interior ou exterior).
  2. Guia Turístico Inclusivo: Solução tecnológica orientada para a promoção inclusiva da oferta turística e cultural.
  3. Gestão de Cheias: Solução que vise o controle e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento.
  4. Edge Computing para mobilidade urbana sobre sensores LIDAR: Desenvolvimento de uma solução de Edge Computing para análise e processamento de dados através da deteção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público.
  5. Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027: Desenvolvimento de plataforma de mapeamento, mediação, comunicação e criação cultural, entre as Indústrias Culturais e Criativas da Região de Aveiro.

Os prémios ascendem a 20.000.00€ por vencedor (5 prémios).

Para mais informação sobre a 2.ª edição do Aveiro Urban Challenges, consulte aqui.

Na sua 1ª edição e em conjunto com alguns dos stakeholders do projeto Aveiro STEAM City, nomeadamente: Galp Gás Natural Distribuição, EDP Distribuição, Veolia, Transdev e Águas da Região de Aveiro, foram apoiadas 5 soluções e projetos que deram resposta a 5 desafios urbanos.